todestur

Patagônia

natureza exuberante 

Patagônia é a região geográfica que abrange a parte mais meridional da América do Sul. Localiza-se na Argentina e no Chile, e integra a seção mais ao sul da cordilheira dos Andes, rumo a sudoeste até o oceano Pacífico, e, a leste, até os vales em torno do rio Colorado até Carmen de Patagones, no oceano Atlântico. A oeste, inclui o território de Valdívia, através do arquipélago da Terra do Fogo.

O nome ‘Patagônia’ vem da palavra patagão usado por Fernão de Magalhães em 1520 para descrever o povo nativo que sua expedição acreditou serem gigantes. Acredita-se atualmente que os patagones seriam os tehuelches, que tinham uma altura média de 180 centímetros, em comparação com os 168 cm de média dos europeus da época.

A parte argentina da Patagônia inclui as províncias de Neuquén, Río Negro, Chubut e Santa Cruz, bem como a parte leste da Terra do Fogo. A Região Patagônica, uma subdivisão político-econômica argentina, inclui a província de La Pampa.

Um destino muito procurado neta região é a cidade de San Martin de Los Andes, localizada na província de Neuquén. Entre as atrações mais buscadas na região, destacam-se o Parque Nacional Lanín, onde se localiza o imenso vulcão de mesmo nome, e os lagos Lácar e Huechulafquen, ambos navegáveis. Os arredores do povoado são excelentes para a prática de mountain bike, canoagem, trekkings, snowboard e esqui.

Na província de Chubut (1450 km de Buenos Aires), encontram-se Trevellin e a Península Valdés. Nestas duas localidades, além da paisagem, a biodiversidade é muito rica: pinguins, golfinhos, leões-marinhos, elefantes-marinhos e baleias podem ser vistos nesta região.

A 80 km de Calafate, a geleira Perito Moreno é, sem dúvidas, um dos principais pontos turísticos da Patagônia argentina e parada obrigatória de todo viajante. Com 60 metros de altura e cerca de 5 km de comprimento, essa geleira é envolta por águas geladas e montanhas ao fundo a perder de vista.

curiosidades

01

Todas as estações do ano podem ocorrer no mesmo dia em Rio Negro, Néuquen e Chubut. Uma manhã ensolarada e quente pode se transformar numa tarde de clima polar. Por isso, os turistas são com frequência recomendados a levar protetor solar e capa de chuva, roupas leves e casacos pesados no mesmo passeio.

02

A região de Néuquen é famosa pela quantidade de fósseis de animais pré-históricos. Lá foi encontrado o fóssil do maior dinossauro conhecido, o Argentinossaurus huiculensis, com
25 metros de altura e 45 de comprimento.

03

A Patagônia abriga uma variedade de animais selvagens impressionantes, incluindo o puma, o guanaco (parente da lhama), a raposa cinzenta e o condor andino, uma das maiores aves do mundo. A região é um paraíso para os entusiastas da observação de aves e da vida selvagem.

04

A Patagônia é famosa por seus ventos fortes. De fato, a cidade de El Calafate, perto do Glacier Perito Moreno, recebe uma média de ventos de 16 km/h. Esses ventos são resultado da fusão dos ventos úmidos do Pacífico com os ventos secos que descem das montanhas dos Andes.

05

Maior colônia continental de pinguins do mundo, Punta Tombo é a mais importante reserva desta espécie em todo o planeta. Além de observar os animais, quem visita o local pode usufruir de belas praias, com direito a passeios em alto mar e mergulhos com os milhares de pinguins.

06

A subida para a Laguna de Los Tres exige preparação física e fôlego. Partindo de El Chaltén, são 25km que costumam ser percorridos em 8 ou 9 horas de caminhada.

galeria de imagens

clique para ampliar

clique aqui para entrar em contato conosco e vamos planejar sua viagem!

população (estimada):

2.500.000 habitantes

moeda:

peso argentino, dólar, real

área:

1.061.000 km²

país:

Argentina

idioma:

Espanhol

é na soma de ideias que surgem as melhores