todestur

Rio de Janeiro

a beleza da cor

O Rio de Janeiro é uma grande cidade brasileira à beira-mar, famosa pelas praias de Copacabana e Ipanema, pela estátua de 38 metros de altura do Cristo Redentor, no topo do Corcovado, e pelo Pão de Açúcar, um pico de granito com teleféricos até seu cume. A cidade também é conhecida pelas grandes favelas. O empolgante Carnaval, com carros alegóricos, fantasias extravagantes e sambistas, é considerado o maior do mundo.

O clima é do tipo tropical, quente e úmido, com variações locais, devido às diferenças de altitude, vegetação e proximidade do oceano; a temperatura média anual é de 22º celsius, com médias diárias elevadas no verão (de 30º a 32º); as chuvas variam de 1.200 a 1.800 mm anuais. Nos quatro meses do chamado alto verão – de dezembro a março – os dias muito quentes são sempre seguidos de tardes luminosas, quando em geral caem chuvas fortes e rápidas, trazendo noites frescas e estreladas.

Além dos pontos turísticos mais tradicionais, alguns outros destinos não podem faltar na lista de qualquer viajante:

  • Baixo Botafogo 2: um circuito de bares espalhado por 3 quarteirões no entorno da Rua Arnaldo Quintela, que abrange uma gama variada de opções, do rock no Bar Bukowski até o jazz do Macuna, passando pelo boteco raiz Treme Treme, pelo mix de drinks do Quartinho e a decoração style do Canastra Rose. E essas são apenas algumas opções da região.
  • Hills: um bar e restaurante, com boate e música ao vivo, com uma pegada mais sofisticada, aos pés do Pão de Açúcar e com terraço maravilhoso.
  • Pedra do sal: para quem curte uma noite bem carioca ao som de muito samba e cerveja gelada, não pode faltar a tradicional roda de samba da Pedra do Sal, no Largo João da Baiana (uma das subidas do Morro da Conceição, a 100 metros do Largo de S. Francisco da Prainha.
  • Cachoeira do Horto: uma queda d’água no meio do bairro do Jardim Botânico, que se pode refrescar o calor e aliviar o estresse do centro urbano. A cachoeira do Horto fica próxima ao ponto final do ônibus 409 – ou, de carro, seguindo pela rua Pacheco Leão, com o começo da trilha a cerca de 500 metros da guarita do Parque Nacional da Tijuca. 
  • Praias da Zona Oeste: Prainha, Reserva e Grumari são praias afastadas, em locais mais calmos e fora do circuito tradicional dos turistas. Para quem deseja sossego e mais contato com a natureza.

Existem diversas opções para todos os gostos e preferências no Rio de Janeiro. Para quem busca fé, vale conhecer as igrejas do Centro (Carmo e Candelária); para quem busca cultura vale uma conferida no CCBB, Espaço Cultural dos Correios e Casa França Brasil, além do Teatro Municipal, Biblioteca Nacional e Centro Cultural Justiça Federal; para quem curte arte e boemia, a pedida é Santa Teresa (suba de bondinho); para quem curte Samba, são diversas rodas desde a Pedra do Sal até a Zona Norte (incluindo o Trem do Samba que percorre vários bairros); para quem curte um esporte, nada como uma altinha na praia ou até mesmo um futevolei; quem procura arte urbana vai se encantar com os grafites do Boulervard Olímpico; para quem curte uma contemplação a dica é Aterro do Flamengo (com espetacular vista para o Pão de Açúcar) ou Pedra do Arpoador (com pôr do sol digno de aplauso); quem busca natureza na veia, as dicas são Floresta da Tijuca, Parque Laje ou Jardim Botânico. Enfim, diversão não vai faltar.

curiosidades

01

O Rio contém muitas belezas naturais que são dignas de cartão-postal, mas sua atração mais famosa não só foi construída pelo homem, mas também eleita uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo em 2007, ao lado de obras-primas como o Coliseu de Roma e o Taj Mahal, na Índia: a estátua do Cristo Redentor.

02

O Céu mais Azul do mudo: a pesquisadora Anya Hohnbaum, em sua viagem por países ao redor do mundo, durante 72 dias, com o auxílio de um espectrômetro portátil, constatou que o céu do Rio se mantinha no tom de azul mais intenso.

03

O Rio de Janeiro é uma grande metrópole, uma cidade enorme que abriga cerca de 6 milhões de pessoas além de seus turistas. E mesmo sendo uma cidade grande, conseguiu manter a preservação da maior floresta urbana do mundo, a Floresta da Tijuca.

04

A Baía de Guanabara é plano de fundo para cartões postais como o Pão de Açúcar do Cristo Redentor e da Praia de Copacabana. A enorme e monumental Guanabara se espalha por 15 cidades, sendo a segunda maior baía do Brasil. Sua superfície possui 412 Km², detendo 53 praias e mais de 100 Ilhas.

05

O Rio teve a maior festa de carnaval do mundo segundo o Guinnes, o livro dos Recordes de 2004. Atraindo cerca de 400.000 visitantes estrangeiros, tornou-se assim a festa com maior quantidade de foliões do planeta.

06

A tão famosa “Garota de Ipanema“, um clássico da música nacional, foi escrita em 1962 e é a canção brasileira mais conhecida internacionalmente. A moradora de Ipanema, Helô Pinheiro, chamou a atenção de Vinicius de Moraes enquanto caminhava pela praia e foi a inspiração do som que faz sucesso até os dias de hoje.

galeria de imagens

clique para ampliar

população:

6,748 milhões

moeda:

real

área (Km²):

1.200 km²

país:

Brasil

idioma:

português

é na soma de ideias que surgem as melhores