todestur

Salvador

a energia inesgotável

Salvador, inicialmente São Salvador da Bahia de Todos os Santos, é um município brasileiro, capital do estado da Bahia e primeira capital do Brasil. Fundada em 29 de março de 1549 por Tomé de Sousa, por conta da implantação do Governo-Geral do Brasil pelo Império Português, a cidade está entre as mais antigas do continente americano e é uma das primeiras cidades planejadas no mundo, ainda no período do Renascimento.

A influência africana em muitos aspectos culturais da cidade a torna o centro da cultura afro-brasileira.

Salvador ainda é notável em todo o país pela sua gastronomia, música e arquitetura, reconhecidas também internacionalmente.

O Centro Histórico de Salvador, iconizado nos arredores do Largo do Pelourinho, é conhecido pela sua arquitetura colonial portuguesa com monumentos históricos que datam do século XVII até o início do século XX, tendo sido declarado como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 1985. Palco de um dos maiores carnavais do mundo (maior festa de rua do mundo, segundo o Guiness Book), a integração do município à Rede de Cidades Criativas da Unesco como “Cidade da Música”, título singular no país, acresceu o reconhecimento internacional da música de Salvador.

A cidade é um importante destino turístico do país. Quanto ao turismo, fica atrás apenas do Rio de Janeiro em procura.

No início do século XXI, foram eleitos, com auxílio do Conselho Baiano de Turismo (CBTur), os “sete pontos mágicos de Salvador”; são eles:

01. Parque do Abaeté no bairro de Itapuã,

02. Farol da Barra no bairro da Barra, 

03. Complexo do Contorno e o bairro do Comércio, 

04. Península de Itapagipe,

05. Centro Histórico, 

06. Dique do Tororó 

07. Baía de Todos os Santos (que banha boa parte do litoral da cidade).

Dentre os pontos de interesse estão o seu famoso Pelourinho, suas igrejas históricas e suas praias. O interesse pela cidade se dá pela beleza do conjunto arquitetônico e da cultura local (música, culinária e religião).

O litoral de Salvador é um dos mais longos para cidades do Brasil. Há diversas praias distribuídas entre a Cidade Alta e Cidade Baixa, desde Inema, no subúrbio ferroviário até à Praia do Flamengo, do outro lado da cidade. Enquanto as praias da Cidade Baixa são banhadas pelas águas da Baía de Todos-os-Santos (baía mais extensa do país), as praias da Cidade Alta, como a do Farol da Barra e a do Flamengo, são banhadas pelo Oceano Atlântico. À exceção é a praia do Porto da Barra, a única praia da Cidade Alta banhada pela Baía de Todos os Santos. O turista que escolhe Salvador pode ir à praia pela manhã, fazer um passeio ao Centro Histórico à tarde, jantar em um dos bons restaurantes da cidade e ir dançar nos ensaios dos blocos de carnaval ou ao som de outros estilos musicais. Outras opções de lazer são os teatros, como o Castro Alves, o Jorge Amado e o Vila Velha.  Ainda se pode ir ao Farol da Barra ver o pôr-do-sol na Baía de Todos os Santos.

As praias da capital baiana são calmas, ideais para natação, vela, mergulho e pesca submarina, como também procuradas por surfistas devido enseadas de mar com ondas fortes. Há também praias cercadas por recifes, formando piscinas naturais de pedra, ideal para crianças brincarem.

Grandes hotéis tendem a ser localizados ao longo da orla marítima. Há também pequenos hotéis na Barra e outros (geralmente mais baratos) espalhados ao longo da via principal da Avenida Sete de Setembro (comumente conhecida apenas por “Avenida Sete”) e ainda outros (também mais baratas) em torno do Pelourinho. Há também várias pousadas na Barra, Pelourinho, Santo Antônio e outros pontos da cidade.[carece de fontes] O Mercado Modelo, na praça Cairu O Salvador Bus no Farol da Barra O Mercado Modelo é o ponto escolhido por muitos turistas para comprar lembranças da Bahia, dentre elas rendas, berimbaus e diversos outros tipos de artesanato produzido no estado. O lugar possui 263 diferentes lojas. O lugar não é apenas um mercado, sendo também possível encontrar restaurantes no local.

Outro grande atrativo da cidade é o Carnaval, considerado a maior festa popular do mundo (o Guinness Book, em 2004, registrou o carnaval de Salvador como sendo o maior do mundo).

Existem três principais formas de aproveitar o carnaval baiano: uma é associar-se a um dos blocos carnavalescos que são puxados por trios elétricos e isolados da multidão por uma corda. A segunda forma é ficar nos camarotes que estão distribuídos por todo o percurso da folia.  A terceira é aproveitar a festa na conhecida “pipoca”, que são os foliões de rua que acompanham os trios elétricos do lado de fora das cordas de isolamento, protegidas pelos cordeiros.

curiosidades

01

Um dos principais cartões-postais de Salvador, o Elevador Lacerda foi inaugurado em 8 de dezembro de 1873, e é considerado o primeiro elevador urbano do mundo. Além disso, ele também foi o primeiro elevador do Brasil e, na época de sua fundação, foi considerado o mais alto do mundo, com 63 metros. A estrutura atual, que foi inaugurada em 1930, tem 72 metros.

02

Quando chegou a Salvador, em 1808, o Príncipe Regente Dom João determinou o fim da proibição de cursos superiores no Brasil e fundou a Escola de Cirurgia da Bahia, que mais tarde passou a ser chamada de Faculdade de Medicina da Bahia.

03

O primeiro nome da capital baiana foi São Salvador da Baía de Todos os Santos, mas por ser muito grande, logo ele foi reduzido e passou-se a chamar a cidade apenas de Salvador. Seu nome tem referência religiosa e faz uma homenagem a Jesus Cristo.

04

A cidade de Salvador possui como padroeiro São Francisco Xavier. O título foi dado em 10 de maio de 1688, após, segundo as crenças, ele ter atendido aos pedidos para acabar com a peste na cidade.

05

Em 2014, 82% da população de Salvador se declarou sendo negra, sendo então a capital com maior percentual de negros do Brasil.
É a cidade com maior número de descendentes africanos no mundo, seguida da cidade de Nova Iorque.

06

Dizem que há 365 igrejas católicas em Salvador. Uma para cada dia do ano.

galeria de imagens

clique para ampliar

população:

2.886.698 habitantes

moeda:

real

área (Km²):

692.818 km²

país:

Brasil

idioma:

português

é na soma de ideias que surgem as melhores